06/09/2009

O QUE É O PENSAMENTO?


O ato de pensar é um processo mental onde nós modelamos e entendemos o mundo em que habitamos, assim conseguimos lidar com ele e projetar nossas idéias, desejos e vontades.

Muitos filósofos consideram o Pensamento uma expressão de nosso espírito, já que o pensamento apenas utiliza o cérebro como uma ferramenta, sendo estudada sua fonte até hoje. Através de sua expressão podemos revelar ao mundo que nos cerca nossas vontades.

Há diversos outros estudos que tem sua ligação com o pensamento como a cognição (aquisição de um conhecimento através da percepção), consciência, imaginação, senciência (capacidade de sentir) etc.

Segundo Jean Piaget (psicólogo suíço), o pensamento seria o construtor do conhecimento que adquirimos desde o momento do nascimento até a morte. Seria o desenvolvimento que ocorre através do equilibrio, entre a captação de informações e a acomodação da mesma, onde resulta em uma adaptação, já que a estrutura mental precisa ordenar os novos dados aos já existentes.

O significado da palavra pensar é avaliar o peso de alguma coisa, ou seja, nos torna perceptores de nossa realidade.

René Descartes (filosofo francês), dizia que a “essência do homem é pensar”, logo é isso que nos faz, que transforma o mundo em justo ou desigual. O que torna o homem Grande ou Pequeno é a consequência de seus pensamentos.

Descartes também diz, "Sou uma coisa que pensa, isto é, que duvida, que afirma, que ignora muitas, que ama, que odeia, que quer e não quer, que também imagina e que sente".

O Pensamento é nossa maior ferramenta, a que mais utilizamos e juntamente a que mais desconhecemos o funcionamento. Ela possui momentos de pausa que são chamados de “latência”, onde as atividades internas são de certa forma suspensas, onde procuramos em nossos arquivos, na somátoria das atividades, respostas para alguma situação. Quando não encontramos uma pronta, elaboramos com nosso banco de dados e sentidos o plano para o novo acontecimento.

A diversas áreas de estudo em cima do Pensar, na Biologia, como as respostas eletroquimicas são processados no sistema nervoso, onde o neurônio que é uma celula excitável processa e transmite as informações recebidas por outras partes do corpo. Ou então na Psicologia que busca entender a ciência cognitiva, o ego, a senciência, consciência, etc. Além de estudos da Sociologia e Filosofia.

A questão é, desde nosso principio de raciocinio, nos fascinamos com nossa habilidade de pensar e causar influencias em nosso meio fisico. Muitos estudos atuais da Física Quantica demostram e usam com base em estudos que o Pensamento intervem diretamente na matéria, por isso o ditado popular que diz: “ Cuidado com o que desejas”. Certamente, dependendo da saude fisica e energetica do individuo ele pode concretizar com muita facilidade seus desejos, atraves da maravilhosa faculdade mental que é Pensar.